REGULAMENTO DA LGB 2012

Novo Basquete Goiás 2012


Programação:


Abertura – 25 de Março de 2012, domingo a partir das 9:00 hs – Ginásio do Jóquei Clube de Goiás.
Cerimônia de abertura, shows de hip-hop e apresentaçãoes de street basketball, Campeonato de arremesso de 3 pontos, arremesso do meio da quadra e partida amistosa de abertura.




Encerramento


•    NBG Games
•    Premiação


Comissão Executiva:


Coordenação  Geral :
Ricardo Melo e Gustavo Roriz


Coordenador Técnico:
Ricardo Melo


Coordenador de Abertura:
Ricardo Melo
Gustavo Roriz
Arinan Rey


Coordenador de Arbitragem:
Carlos Valentin


Coordenador de Encerramento:
Ricardo Melo
Gustavo Roriz
Arinan Rey


                          Capítulo I - das Finalidades


ART 1º - Os Jogos do Novo Basquete Goiás  tem por finalidade promover o intercâmbio entre as equipes participantes e o desenvolvimento do Basquetebol em Goiás, bem como o surgimento de valores para elevar o nível do Basquetebol Goiano.


    Capítulo II - Dos Objetivos




ART 2º - São objetivos do  Novo Basquete Goiás previsto neste regulamento:


•    Promover a integração da modalidade no Estado de Goiás;
•    Estimular o desenvolvimento do Basquetebol em Goiás;




                        Capítulo III - Da Organização


ART 3º - Os jogos do  Novo Basquete Goiás é organizado e dirigido por Ricardo Melo e Gustavo Roriz.


Parágrafo Único
O Novo Basquete Goiás será executado por uma comissão organizadora formada por membros designados pela Coordenação Geral com a competência sobre todos os aspectos técnicos e administrativos da LGB.


Capítulo IV – Categoria e Naipes


ART 4º O Novo Basquete Goiás  será nas categorias :


Naipe masculino


Sub 12 até 12 anos
Sub 14 até 14 anos
Sub 16 até 16 anos
Sub 18 até 18 anos
Adulto Livre
Master de 35 a 49 anos
Master Acima de 50 anos
OBS: O Master terá regulamento próprio.


Naipe Feminino
Sub 14 até 14 anos
Sub 16 até 16 anos
Sub 18 até 18 anos
Adulto Livre


Atleta menores de 18( dezoito) anos deverão estar acompanhados de autorização expressa dos pais ou responsáveis legais e entregar durante a realização do congresso técnico.
              
                        Capítulo V


ART 5º - A entidade fará sua inscrição no Novo Basquete Goiás junto a comissão Geral Organizadora, através de ofícios ou fichas de inscrições assinadas pelo responsável pela entidade até o dia 25 de Fevereiro de 2012. Poderá ser inscrito no mínimo 08 atletas e no máximo 15 atletas por equipe. E terá que deixar um cheque caução de R$ 400,00 conforme Artº 15 desse regulamento.


ART 6º - A inscrição poderá ser feita junto a coordenação Geral ou via internet pelo endereço  ligagoianadebasquete@gmail.com


Até o dia 25 de Fevereiro último prazo. Sendo que a inscrição tem que conter: Nome, idade, altura e foto do jogador e n° da camisa de jogo esses dados constaram no site do evento.  O atleta participante será identificado pela carteira de identidade expedida pela Secretária de Segurança Pública Estadual ou pela carteira da Liga Goiana de Basquete ou por qualquer documento oficial com foto.
                       
Capítulo V I – Da Formação de equipes


ART 7º - Com direito a estar no banco de reservas:
01 ( um ) Técnico;
01 ( um ) Auxiliar Técnico;
01 ( um ) Fisioterapeuta;


Capítulo VII – Dos Cerimoniais de Abertura e Encerramento


ART 8º - A realização dos cerimoniais do  Novo Basquete Goiás ficará sob a responsabilidade da coordenação de abertura e com orientação e acompanhamento da comissão Geral Organizadora.


ART 9º - Todas as equipes inscritas no Novo Basquete Goiás são obrigadas a participar do cerimonial de abertura e encerramento observando-se as orientações contidas no boletim ofício da Competição.


Capítulo VIII – Do Congresso Técnico


ART 10º - O Congresso técnico do  Novo Basquete Goiás será definido e dirigido pelo coordenador Geral ou seu substituto no dia 10 de Março de 2012 as 10:00hs no Jóquei Clube de Goiás na rua 3 centro Goiânia Goiás.


ART 11º - As entidades poderão se fazer representar por alguém de sua indicação através de procuração ou outros meios aceitos pela comissão organizadora.


ART 12º - A entidade inscrita Novo Basquete Goiás estará eliminada caso não se faça presente ao congresso técnico. No Congresso técnico as equipes inscritas deverão inscrever o seu  representante no campeonato de enterrada, e 01 representante para o arremesso de 03 pontos. E será definido também o jogo que abrirá o Novo Basquete Goiás


ART 13º - No encerramento terá o cerimonial de premiação e um jogo entre os melhores jogadores escolhidos por técnicos e árbitros e os atletas votarão no melhor arbitro da competição.


Capítulo IX – Dos Jogos e seus horários


ART 14º - Caberá exclusivamente à comissão Geral Organizadora determinar locais, datas, horários e arbitragem dos jogos do Novo Basquete Goiás


ART 15º - Os casos de ausência ( W x O ) será punido de acordo com o regulamento da FIBA e será punido por uma multa de R$ 300,00. Caso a equipe deixe de comparecer em duas partidas perdendo de ( W x O ) será sumariamente eliminada do Novo Basquete Goiás


ART 16º - As equipes deverão estar uniformizadas conforme determina a regra da FIBA. No caso de igualdade de uniforme a equipe que estiver á esquerda da tabela de jogo, deverá providenciar a troca em 15( quinze ) minutos, após este prazo será considerado perdedor.


ART 17º - Toda equipe que for solicitar alteração de data, horário da tabela dos jogos, deverá encaminhar por escrito e assinado para a Comissão organizadora pelo eu responsável legal com no mínimo 48 hs de antecedência.




  Capítulo X – Da Premiação


ART 18º - As Premiações serão assim distribuídas:


I   Troféu e medalhas para 1º, 2º e 3º lugares do adulto Masculino, Feminino e  Master.
II  Troféu e medalhas para 1º, 2º e 3º lugares das categorias de Base.
III Troféu para 1º, 2º e 3º lugares no arremesso de 03 pontos;
 IV Troféu para 1º, 2º e 3º lugares no campeonato de enterrada;
V   Prêmio surpresa para o cestinha de cada categoria;
VI  Prêmio surpresa para a equipe mais disciplinada;
VII Prêmio surpresa para o melhor atleta;


                 
                   Capítulo XI – Da Justiça, Disciplina e Penalidades


ART 19º - Será criada uma comissão Disciplinar integrada por 03 ( três) membros, para aplicação imediata e em procedimento sumário de sanções decorrentes de infrações cometidas antes, durante e após as disputas e constantes nas súmulas ou documentos similares dos árbitros, delegados e coordenadores.


Parágrafo 1º - Será competente para oferecer denuncia por infração junto a Comissão Disciplinar, o Chefe da Delegação, em até vinte e quatro (24) horas após a realização do jogo ou competição, com a devida comprovação do fato em questão e pagamento à Comissão organizadora de 100,00. Parágrafo 2º - Das Decisões da Comissão Disciplinar não cabem recursos.
Parágrafo 3º - Serão aplicadas penas disciplinares classificadas em : advertência,suspensão( em números de jogos ou dias) e eliminação dos jogos, às equipes, aos atletas, bem como às pessoas de responsabilidade definidas e pertencentes  às equipes que tenham incorrido nas seguintes infrações:


I       Prejudicar o bom andamento dos jogos ou competições;
II     Promover desordens antes, durante ou após os jogos ou  competições ,até 300 metros de distância dos locais dos mesmos;
III     Incentivar os atletas ao desrespeito às autoridades ou adversários;
IV     Estimular os atletas à pratica da violência;
V      Proferir palavras ou fazer gestos ofensivos à moral;
VI ¬    Atirar objetos dentro dos locais dos jogos ou competições;
VII    Invadir os locais dos jogos ou competições;
VIII Faltar com respeito às autoridades ou dirigentes dos jogos ou competições;
IX     Agressão mútua entre dirigentes;
X      Tentar agredir ou agredir árbitros, demais autoridades ou adversários;
XI     Depredar as instalações, locais de jogos ou competições;
XII – Fraudar ou contribuir para com a fraude de documentos de identificação ou de inscrição dos atletas.




                      Capítulo XII – Das Disposições Gerais




ART 20º - A Coordenação Geral e a Liga Goiana de Basquete não terão responsabilidades por qualquer acidente ocorrido com os participantes, antes durante e após os jogos ou competição.


Parágrafo Único


ART 21º - A homologação dos resultados será feito através de boletim ou portaria e disponibilizado no http://novobasquetegoias.blogspot.com/


ART 22º - O sistema de disputa será de acordo com o número de equipes inscritas no Novo Basquete Goiás. E definida no Congresso Técnico.


ART 23º - Os processos serão julgados com base neste regulamento.


ART 24º - Para a classificação das equipes será observado a seguinte pontuação.
Vitória   02 pontos
Derrota 01 ponto
W x O   00 ponto


ART 25º - Em caso de empate entre duas ou mais equipes em qualquer das colocações serão observadas os seguintes critérios para o desempate:
a)    Entre duas equipes – confronto direto
b)    Entre mais de 02 equipes – maior saldo de pontos conseguidos através de cestas em todas as partidas realizadas na fase.
c)    Maior cociente de pontos average em todas as partidas realizadas pelos empatados na fase – Sorteio.




Parágrafo Único
Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação geral.